Sanepar atualiza balanço do abastecimento de água no Paraná
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou às 18h30 deste sábado (9) um novo balanço geral sobre o abastecimento de água no estado, após as fortes chuvas e ventos que atingiram diversas regiões do Paraná nos últimos dias. De acordo com a empresa, 18 municípios ainda enfrentam falta de energia elétrica, o que compromete a operação dos sistemas de captação e distribuição de água.
Outros 12 municípios operam parcialmente, com unidades em funcionamento, mas ainda com níveis baixos de reservação ou dependendo de geradores de energia para manter o fornecimento. Já 24 cidades estão em processo de recuperação, com o retorno gradual da energia e previsão de normalização do abastecimento entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo (10).
Municípios ainda sem energia elétrica
Os municípios com o abastecimento totalmente comprometido por falta de energia são:
Arapongas (Distrito Campinho), Arapoti (Calógeras e Vila Rural União), Bela Vista (Santa Margarida), Borrazópolis, Cafeara, Centenário do Sul (Vila Progresso), Conselheiro Mairinck, Cruzmaltina, Floraí (Nova Bila), Ibaiti (sede e distritos Vila Guay, Água Branca e Vassoural), Londrina (Maravilha, Guaravera e Guairacá), Marilândia do Sul (sede, São José e Nova Amoreira), Mauá da Serra, Nova América da Colina, Ortigueira (Natingui), Primeiro de Maio (Vila Gandhi), Rio Bom (Santo Antônio do Palmital) e Siqueira Campos.
Sistemas operando parcialmente
Estão com sistemas em operação parcial as cidades de Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Cascavel, Corbélia, Cruzeiro do Iguaçu (Foz do Chopim), Ibema, Jardim Alegre, Nova Prata do Iguaçu, Rio Bom, São Sebastião da Amoreira, Serranópolis (que opera com gerador) e Tomazina. Em alguns desses locais, os reservatórios estão com níveis baixos, o que pode causar intermitência no fornecimento de água.
Sistemas em recuperação
De acordo com a Sanepar, 24 municípios já tiveram a energia restabelecida e estão em fase de recuperação gradativa do abastecimento. A normalização deve ocorrer entre a noite de hoje e a madrugada de domingo. Entre eles estão: Cambé, Candói, Carlópolis, Congonhinhas, Cruzeiro do Iguaçu, Fênix, Foz do Chopim (100% restabelecido com gerador), Goioerê, Goioxim, Guaraniaçu, Iguatu, Itambé, Jandaia do Sul, Lindoeste, Londrina, Nova Prata do Iguaçu, Primeiro de Maio, Reserva, Santa Fé, São Carlos do Ivaí, São José da Boa Vista, Tibagi (Caetano Mendes), Três Barras do Paraná (Barra Bonita e Santo Izidoro) e Wenceslau Braz.
Em Londrina e Cambé, o Sistema Tibagi teve o fornecimento de energia retomado no fim da tarde deste sábado, permitindo a recuperação dos níveis dos reservatórios. A previsão da Sanepar é de que o abastecimento seja normalizado ainda durante a madrugada.
Orientações à população
A Sanepar reforça a importância de economizar água durante o período de recuperação dos sistemas e priorizar o uso para alimentação e higiene pessoal. A empresa também recomenda que cada residência mantenha caixa d’água com capacidade mínima de 500 litros, conforme norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), suficiente para o consumo de uma família de quatro pessoas por até 24 horas.
Os clientes podem acompanhar atualizações sobre o abastecimento por meio do site da Sanepar (www.sanepar.com.br), do aplicativo Sanepar Mobile, ou pelos canais de atendimento: 0800 200 0115 |
atendimentoaocliente@sanepar.com.br |
WhatsApp (41) 99544-0115

0 Comentários